четверг, 17 мая 2018 г.

Auditoria de transações forex em bancos


Como auditar um negócio em moeda estrangeira.


Regimes de taxa de câmbio volátil podem complicar a auditoria de um negócio em moeda estrangeira.


Hemera Technologies / AbleStock / Getty Images


Artigos relacionados.


1 [Procedimentos de Auditoria] | Procedimentos de Auditoria para o Cash 2 [Procedimentos de Auditoria] | Procedimentos de Auditoria para Despesas 3 [Transações em Moeda Estrangeira] | Como contabilizar as transações em moeda estrangeira 4 [Procedimentos de Auditoria] | Procedimentos de Auditoria para Detectar Fraudes.


Um negócio em moeda estrangeira opera em um ambiente de negócios extremamente imprevisível que depende das condições econômicas e políticas em diferentes países. Essa natureza fluida do ambiente de negócios dificulta o processo de gerenciamento, monitoramento e avaliação de um negócio em moeda estrangeira. No entanto, o procedimento de auditoria fornece uma estrutura para investigar e examinar as transações, os registros e as divulgações financeiras do negócio.


Prepare o programa de auditoria.


Desenvolver um programa de auditoria para descrever os termos de engajamento, áreas de foco e data da auditoria exaustiva. Descreva os procedimentos de auditoria para testar e verificar a precisão das operações de câmbio, taxas de câmbio e seus respectivos registros. Especifique os métodos e aplicativos de tecnologia que você usará para examinar as transações de câmbio da empresa, os controles de qualidade e as divulgações financeiras. Por exemplo, sua auditoria de uma empresa de moeda estrangeira computadorizada pode envolver o uso de técnicas de auditoria auxiliadas por computador e outros programas de auditoria tecnologicamente incorporados. Um programa de auditoria possibilita que você agende atividades, determine riscos e identifique áreas sensíveis da auditoria.


Inspecionar registros de negócios.


Verifique a estrutura organizacional da empresa, juntamente com os estatutos, para autenticar a autoridade e a integridade de seus documentos de registro comercial. Isso permite que você estabeleça se o escopo do negócio em moeda estrangeira da empresa concorda ou não com suas atividades licenciadas. Identifique o ano fiscal do negócio e confirme-o com a gerência. Inspecione os registros das transações em moeda estrangeira e registre as datas dos nomes e números dos clientes nos detalhes em comprovantes e documentos-fonte. Compare as tendências atuais das transações forex com as dos anos anteriores para determinar sua razoabilidade.


Verifique transações de Forex.


Revise as transações processadas para operações, investimentos e financiamentos em moeda estrangeira. Amostra das flutuações diárias e diárias das taxas de câmbio entre o dólar e outras moedas internacionais. Preste especial atenção à moeda em dinheiro no comércio, transações eletrônicas, reservas em moeda estrangeira, saldos de devedores e credores, acréscimos, pagamentos antecipados e ativos fixos. Certifique-se de investigar os controles de risco e hedging, como futuros e opções, que a empresa emprega para superar os desafios de mudanças imprevisíveis entre o valor do dólar e as moedas internacionais. Examine a materialidade das divulgações financeiras e compare os ativos de cronograma com os registros de ativos da empresa.


Reúna evidências corroborantes.


Reúna as evidências materiais e analíticas - ou seja, as informações e documentações substantivas - que formarão a base de suas recomendações e conclusões no final do processo de auditoria. Por exemplo, as documentações e tendências de perdas ou ganhos atribuíveis a flutuações da taxa de câmbio seriam úteis para corroborar suas recomendações de ações a serem tomadas para minimizar perdas cambiais ou maximizar ganhos. Se você detectar fraudes ou manipulações financeiras, identifique e documente as evidências de indivíduos e instituições financeiras. Isso permitirá que você faça o backup de suas recomendações das ações que devem ser tomadas contra os indivíduos ou instituições.


Referências (2)


Sobre o autor.


Paul Cole-Ingait é contador profissional e consultor financeiro. Ele trabalha como contador sênior de importantes empresas multinacionais na Europa e na Ásia desde 2007. Cole-Ingait é bacharel em contabilidade e finanças e mestre em administração de empresas pela Universidade de Birmingham.


Como fazer auditoria simultânea de bancos?


A palavra concorrente em si define seu significado, significa simultânea acontecendo no momento. Auditoria concorrente significa fazer o exame das transações financeiras no momento da ocorrência ou em paralelo com a transação.


A maioria dos novos artigos que foram designados para fazer a auditoria concorrente ficam aterrorizados quando precisam ir ao banco, questões como o que é isso. Como fazer isso? Novo e horrível software bancário? Etc. surge. É normal ficar nervoso na primeira vez, mas depois tudo começa a funcionar sem problemas. No meu caso, essas coisas aconteceram mesmo quando eu estava fora da estação sozinha. Então, ao invés de se perder o que fazer, nós apenas podemos aprender as coisas de lá. Se fizermos a auditoria simultânea dos bancos com muita precisão, poderemos aprender muito conhecimento básico sobre bancos, novos softwares bancários, normas RBI e muito mais. Assim, para a ajuda de novos artigos que façam auditorias simultâneas, vou escrever este artigo para que eles possam obter lucro intelectual com isso.


Para realizar a auditoria simultânea dos bancos, devemos geralmente esperar seguir as coisas:


Todas as manhãs teremos que verificar o saldo de caixa do Livro de Caixa do Banco no qual todos os detalhes sobre os saldos de caixa são escritos diariamente e o gerente e o caixa fazem a autorização. Uma vez no mês, temos que fazer uma verificação física do dinheiro em caixa com banco e caixa eletrônico (se houver) de forma surpreendente e se qualquer discrepância encontrada deve ser relatada no relatório.


Esta é a parte mais sensível e crucial da auditoria concorrente. KYC significa "Know Your Customer", um termo usado para o processo de identificação do cliente. Envolve fazer esforços razoáveis ​​para determinar a verdadeira identidade do beneficiário da conta, fonte do Fundo, natureza do negócio do cliente, etc., o que, por sua vez, ajuda o banco a administrar seu risco com prudência. As principais coisas que observamos na verificação do KYC são a prova de identidade e a prova de endereço. Devemos ter certeza de que se o AOF (Account Opening Form) está preenchido corretamente ou não. O apresentador que apresentar o novo cliente ao banco deve ter mantido sua conta por pelo menos 6 meses sem ficar com a conta inoperante. Na AOF há claramente mencionado os documentos necessários para abrir a conta no banco. Recentemente, o RBI multou alguns dos bancos nacionalizados e outros grandes bancos pela não adesão das normas KYC e, portanto, como auditor concorrente, devemos garantir a adesão dos clientes ao KYC e quaisquer irregularidades devem ser relatadas no relatório. Devemos também discutir as principais irregularidades com os funcionários das agências e aguardar a solução.


3. Empréstimos e verificação antecipada:


A parte mais sensível dos empréstimos e adiantamentos da operação bancária e seus cumprimentos. Para verificar os empréstimos e adiantamentos recém-sancionados, perguntamos ao Gerente de Empréstimo do Banco para Registro de Documentos e eles nos fornecerão isso. O registro de documentos não é nada apenas um registro mantido pelo banco para seus adiantamentos, no qual geralmente escrevem o nome da parte, detalhes da sanção, documentos enviados pela parte ao banco etc. e são verificados pelo gerente de crédito e pelo Gerente da Filial. A seguir estão os pontos cruciais para verificar quaisquer avanços:


- Cumprimento das normas KYC e apropriação adequada da AOF.


- Se o relatório da CIBIL (Agência Central de Informações da Índia) é bom ou não. Pontos mais altos no relatório da CIBIL mostram a maior credibilidade dessa parte.


- Documentos adequados para sancionar o empréstimo são apresentados pela parte ou não como Relatório do Projeto, últimos anos & rsquo; declaração de assuntos e declaração projetada de negócios se o projeto for novo, em seguida, projeção de prova completa e devidamente autorizado por um Revisor Oficial de Contas ou um especialista nos respectivos campos.


- Se o empréstimo for empréstimo pessoal, deve ser mencionado o propósito do empréstimo, para empréstimo de veículo RC, ou seja, é necessário o registro conjunto com o departamento de transporte dentro de um mês a partir da data da compra do veículo.


- Detalhes da segurança primária e colateral hipotecada com banco. Criação de carga com ROC.


- O formulário deve ser assinado por pelo menos um fiador.


- Para a conta CC (Crédito em Dinheiro), a parte deverá enviar a declaração de ações no prazo de 7 dias a partir do final do respectivo mês. E devemos ter que verificar o cálculo do DP (Poder de Desenho).


- Consulte o cadastro de Seguros para verificar o vencimento do seguro de ações e valores mobiliários hipotecados junto ao banco.


- Podemos verificar o extrato da conta da parte e ver a transação lá, se surgir alguma dúvida, que deve ser apagada.


- Os NPAs e potenciais NPAs devem ser verificados cuidadosamente. E veja o esforço feito pelo banco para recuperar o valor dos NPAs.


- Veja a regularidade no pagamento de juros, parcelas etc.


- Se o limite ad hoc for fornecido pelo banco, verifique o reembolso do mesmo e adequado funcionamento da conta, pois nenhum limite ad hoc pode ser fornecido para o adiantamento irregular. Limite ad hoc significa fornecer uma quantia a um cliente existente temporariamente quando o limite fixo fornecido pelo banco é insuficiente para gastar. Deve ser reembolsado dentro de 15 a 30 dias. Geralmente, há o limite para fornecer um limite ad hoc que varia de banco para banco.


Geralmente nós temos que olhar através de uma conta de alto saldo e a trilha da transação. Se houver alguma conta não operativa, então faremos um esforço para torná-las operacionais. Temos que ver se o código de juros e as taxas são corretamente alimentados no sistema, qualquer alteração nas taxas de juros é efetivamente alimentada no sistema ou não, etc.


Se o seu ramo de auditoria está autorizado a fazer operações de câmbio, então você tem sorte que você tem que saber sobre forex. No Forex, analisamos a alteração da taxa de câmbio e a avaliação correta em livros. Câmbio disponível com banco, ganhos e perdas em moeda estrangeira. Existem algumas diretrizes do RBI sobre câmbio e temos que ver a adesão das mesmas.


Esta é a parte mais importante e sensível da auditoria concorrente. Na maioria dos bancos há algum vazamento de renda e temos que descobrir isso. Geralmente o vazamento de renda surge devido às seguintes razões e nós temos que olhar isso:


- Subcota de taxa de processamento, taxa inicial e outros encargos pelo banco durante o desembolso de empréstimos.


- Alimentação errada das taxas de juros no sistema.


- Cálculo errado do lucro na transação forex etc.


Para superar esses tipos de perda de receita do banco, nós, como auditor, passamos pelo cálculo e genuinidade dos diferentes encargos. Embora os bancos estejam trabalhando em software altamente inteligente, mas devido a erros humanos, surgem esses tipos de vazamentos e temos que minimizá-los. Tanto o ICAI quanto o Banco fornecem o manual para auditoria de receita, se passarmos por isso com muito cuidado, então poderemos entender o vazamento de forma mais eficaz. Temos que gerar vários relatórios MIS do sistema e analisá-los. Se o banco sub-remunerar as taxas, ele perderá sua receita & amp; o desempenho do banco parece muito fraco, devido a essa razão, sua participação no mercado cai. Por outro lado, se o banco sobrecarrega essas coisas, então o desempenho falso do banco é mostrado e o cliente pode estar enganado devido a isso. É o dever prima do auditor de sapatar o desempenho verdadeiro e justo dos clientes.


7. Housekeeping e computador:


Como auditor concorrente, temos que verificar a manutenção geral do serviço de limpeza da filial. Se a filial está localizada em área segura ou não, quais cofres de segurança são adotados pelo banco, segurança dos armários, computador, seu software e sua segurança, etc.


Também é um trabalho importante do banco fornecer facilidades de remessa aos seus clientes. Nós, como auditor, devemos verificar o rastro de remessa. Se a remessa feita no país estrangeiro, em seguida, a adesão do Foreign Exchange Management Act, 1999, as orientações RBI etc são feitas ou não.


Existem outros tantos campos de bancos. E, tanto quanto possível, temos que cobrir todas as áreas, porque pode haver áreas propensas a fraudes. Temos que ver o processo de compensação de cheques, as contas de cobrança e outras contas devem ser verificadas corretamente.


Espero que este artigo certamente ajude vocês a fazerem auditorias simultâneas.


(Sou muito grato ao meu principal CA Rajendra Mittal e aos meus colegas pelo apoio)


Banco de Baroda forex scam: RBI encontra irregularidades nos bancos & # 039; transações.


Várias irregularidades por parte dos bancos, como a não apresentação e atrasos desordenados na apresentação de Relatórios de Transações Suspeitas (STRs), além de abertura de contas por várias entidades sem cumprir as normas KYC, foram observadas pelo Reserve Bank of India.


Nova Deli: Várias irregularidades por parte dos bancos, como a não apresentação e atrasos desordenados na apresentação de relatórios de transações suspeitas (STRs), além de abertura de contas por várias entidades sem cumprir as normas KYC, foram observadas pelo Reserve Bank of India.


A observação veio como parte da inspeção feita pelo banco central após o caso do Bank of Baroda do ano passado, no qual as remessas de importação de Rs 6.100 crore foram efetuadas por sua sucursal Ashok Vihar.


Tanto a CBI quanto a Diretoria de Execução estão sondando as enormes remessas para Hong Kong do banco. O montante foi supostamente transferido na forma de pagamentos por importações que nunca ocorreram, dizem os investigadores.


Após o caso da BoB, a RBI escreveu uma carta confidencial para presidentes e executivos-chefes de todos os bancos comerciais, pedindo-lhes que revisassem as políticas existentes e realizassem as melhorias necessárias quando necessário, para evitar a repetição de tais irregularidades.


"Enquanto alguns bancos arquivaram Relatórios de Transações de Caixa (CTRs) e STRs com Unidade de Inteligência Financeira a tempo, em vários casos os CTRs ou STRs não foram arquivados ou arquivados com atraso excessivo ou fechados no nível do banco sem verificação adequada e considerando a freqüência de relatar em tais contas.


"As contas correntes foram abertas por várias entidades com bancos, muitas vezes até mesmo sem cumprir os requisitos KYC. Várias instâncias de bancos que não exerceram a devida diligência devida chegaram ao nosso conhecimento", disse na carta, cuja cópia foi recebida em resposta a uma consulta de RTI arquivada pela PTI.


Depois de observar algumas das transações de bancos selecionados, a RBI descobriu que a categorização de risco de contas, bem como os processos de transação, não eram feitos de maneira apropriada.


"As remessas antecipadas de importação foram permitidas sem verificar a validade das transações e sem realizar a devida diligência devida tanto dos clientes indianos quanto dos fornecedores no exterior, apesar das instruções claras a esse respeito do Departamento de Câmbio, RBI", afirmou.


Várias remessas estruturadas na faixa de US $ 80.000-99.900 foram feitas pelo mesmo correntista com muita frequência de filiais de revendedores autorizados, disse o banco central.


Acrescentou: "Em muitos bancos, nem os auditores concorrentes nem os auditores internos puderam descobrir irregularidades em tão grande escala, levantando questões sobre o escopo, a cobertura e a capacidade dos mecanismos de controle interno.


"O que foi mais inquietante foi o fato de que o surto anormal nas transações de importação nessas filiais vis-à-vis o desempenho em períodos anteriores não chamou a atenção do controlador ou sede do banco."


Considerando a "escala e disseminação de tais transações", os bancos foram aconselhados a iniciar imediatamente uma auditoria interna detalhada das agências de Revendedores Autorizados, onde tais remessas aumentaram significativamente nos últimos dois a três anos.


"O escopo de auditoria também pode abranger as contas correntes com grande número de transações brutas de Liquidação Bruta em Tempo Real (RTGS) ou Transferência Nacional de Fundos Eletrônicos (NEFT), não em sincronia com o volume de negócios ou negócios declarados, processos KYC seguidos, etc. ", disse.


Em resposta à aplicação da RTI, a RBI afirmou que está em processo de receber o relatório de auditoria interna de vários bancos.


Banco de Baroda forex scam: RBI diz a todos os bancos para realizar auditoria interna.


Últimas Notícias & raquo;


Nova Deli: Todos os bancos públicos e privados foram solicitados pelo RBI a conduzir uma auditoria interna completa. e colocar o relatório antes de seus respectivos comitês de auditoria, como parte dos esforços do banco central para verificar transações cambiais fraudulentas.


O movimento vem na sequência de irregularidades que vieram à luz no ano passado em Rs. 6,100 crore remessas de importação efetuadas pela filial Ashok Vihar do Bank of Baroda em Delhi.


Uma circular foi emitida para todos os bancos comerciais programados, aconselhando-os a conduzir uma auditoria interna minuciosa e colocar o relatório antes do comitê de auditoria do conselho dos respectivos bancos e encaminhar o resumo das descobertas para o RBI, disse o banco central em resposta. para uma consulta RTI arquivada pela PTI.


Solicitou-se ao RBI que fornecesse detalhes da ação que estava sendo tomada para verificar as transações de forex fraudulentas pelos bancos.


& ldquo; Estamos no processo de receber o relatório de auditoria interna de vários bancos, & rdquo; disse. O RBI solicitou ao Bank of Baroda que fizesse uma revisão das remessas externas para todo o banco, a fim de excluir irregularidades semelhantes em outras filiais domésticas e submetê-lo a um relatório.


O banco concluiu a auditoria interna e colocou o relatório antes do comitê de auditoria para obter instruções. O Bank of Baroda também selecionou um consultor para revisar suas políticas e práticas de Know Your Customer (KYC), Prevenção à Lavagem de Dinheiro (AML) e Combate ao Financiamento do Terrorismo (CFT), para estabelecer sistemas robustos, disse o banco central.


& ldquo; Eles também formularam uma política de remessa antecipada de importações que abrange os pontos de verificação do sistema, como período de resfriamento de seis meses em relação à conta recém-aberta, várias transações em um dia de US $ 100.000,00 e abaixo, etc. & rdquo; o RBI disse.


Tanto o Escritório Central de Investigação e a Direção de Execução (ED) estão sondando remessas de Rs. 6.100 crore para Hong Kong da filial Ashok Vihar do Bank of Baroda.


Acredita-se que a enorme transação seja uma lavagem de dinheiro baseada no comércio, uma vez que o montante foi transferido na forma de pagamentos por importações que nunca ocorreram, dizem os investigadores.


Auditoria Concorrente da Lista de Bancos.


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Para realizar a atribuição de auditoria concorrente com sucesso, é necessário que o auditor se familiarize com o seguinte:


Conformidade das Diretrizes do RBI relativas ao Sistema de Auditoria Concorrente nos Bancos Comerciais Envio do Relatório de Auditoria do Formulário Longo (LFAR) pelos Auditores Simultâneos Concorrentes para apresentar relatórios de revisão do NPA (Modelo do Relatório de Revisão) Escopo da Auditoria Práticas Bancárias Existentes e Diretrizes para Execução de Auditoria Bancária da Auditoria Qualidade do relatório Envio atempado do relatório de auditoria.


Últimos livros sobre auditoria concorrente de bancos.


Conformidade das Diretrizes do RBI relacionadas à Auditoria Simultânea.


Sistema de Auditoria Concorrente em Bancos Comerciais - Revisão das Diretrizes do RBI (RBI / 2015-16 / 133.


DBS. CO. ARS. No. BC. 2 / 08.91.021 / 2015-16 de 16.07.2015)


Diretrizes Revisadas para o Sistema de Auditoria Concorrente em Bancos Comerciais.


(A) Escopo da auditoria concorrente.


Auditoria concorrente é um exame que é contemporâneo da ocorrência de transações ou é realizado o mais próximo possível. Ele tenta encurtar o intervalo entre uma transação e seu exame por uma pessoa independente. Há uma ênfase a favor da verificação substantiva em áreas-chave, em vez da verificação de testes. Essa auditoria é essencialmente um processo de gerenciamento integral para o estabelecimento de funções contábeis internas sólidas e controles efetivos, além de dar o tom para uma auditoria interna vigilante para impedir a incidência de erros graves e manipulações fraudulentas.


Um auditor concorrente não pode julgar as decisões tomadas por um gerente de filial ou por um funcionário autorizado. Isso está além do escopo da auditoria simultânea. No entanto, a auditoria terá necessariamente de verificar se as transações ou decisões estão dentro dos parâmetros da política estabelecidos pela matriz, se não violam as instruções ou prescrições de política do RBI e se estão dentro da autoridade delegada.


Em filiais muito grandes, que têm diferentes divisões lidando com atividades específicas, a auditoria simultânea é um meio para o responsável pela agência garantir que as diferentes divisões funcionem dentro dos parâmetros e procedimentos estabelecidos.


(B) Cobertura de negócios / filiais.


Tendo em conta os desenvolvimentos significativos no sector bancário durante a última década, é necessário que novas áreas de risco possam ser colocadas sob a alçada da auditoria concorrente. Um grande número de atividades / operações está sendo executado de forma centralizada em várias unidades criadas para esse fim e a escala de transações / operações realizadas nessas unidades é grande. Com o objetivo de assegurar que o funcionamento dessas unidades esteja de acordo com as diretrizes internas e regulatórias e mitigando o risco associado a operações de larga escala, tais unidades não filiais podem ser colocadas sob a alçada da auditoria concorrente.


Ao selecionar as ramificações para auditoria simultânea, o perfil de risco das ramificações precisa ser considerado. As filiais com alto risco devem ser submetidas a auditoria simultânea, independentemente do tamanho do negócio. Além disso, todas as agências especializadas, como Agri, SME, Corporate, Ativos de Varejo, Gerenciamento de Portfólio, Tesouraria, Forex, Back Office, etc., podem ser cobertas sob auditoria concorrente. Certas áreas onde o risco diminuiu devido à informatização, a implementação do sistema bancário central pode ser excluída do âmbito da auditoria concorrente.


A auditoria concorrente nas agências deve cobrir pelo menos 50% dos adiantamentos e 50% dos depósitos de um banco. As seguintes filiais, atividades comerciais / verticais de um banco podem estar sujeitas a auditorias simultâneas:


Ramos classificados como de alto risco ou acima na última Auditoria Interna Baseada em Risco (RBIA) ou deficiências graves encontradas na Auditoria Interna. Todas as filiais especializadas, como Large Corporate, Mid Corporate, filiais excepcionalmente grandes / muito grandes (ELBs / VLBs), SME. Todas as Unidades de Processamento Centralizado, como Unidades de Processamento de Empréstimo (LPUs), agências de atendimento, divisões centralizadas de abertura de contas, etc. Quaisquer atividades especializadas, como gerenciamento de patrimônio, serviços de gerenciamento de portfólios, Divisão de Produtos de Cartões, etc. Tesouraria / sucursais que lidam com negócios em divisas, banca de investimento, etc. e filiais maiores no exterior. Departamentos Críticos da Sede. Quaisquer outras filiais ou departamentos onde, na opinião do banco, a auditoria concorrente é desejável.


(C) Tipos de atividades a serem cobertas.


(1) O principal papel da auditoria concorrente é complementar os esforços do banco na realização de verificação interna simultânea das transações e outras verificações e cumprimento dos procedimentos estabelecidos.


(2) O escopo da auditoria concorrente deve ser amplo o suficiente / focado para abranger certas áreas propensas a fraudes, tais como manuseio de dinheiro, depósitos, adiantamentos, negócios em moeda estrangeira, itens fora do balanço, negócios com cartões de crédito, internet banking, etc. .


(3) O escopo detalhado da auditoria concorrente deve ser clara e uniformemente determinado para o banco como um todo pelo Departamento de Auditoria e Inspeção do banco, em consulta com o Comitê de Auditoria do Conselho de Diretores (ACB) do banco.


(4) Ao determinar o escopo, deve-se dar importância à verificação de transações de alto risco com grandes implicações financeiras, por oposição a transações envolvendo pequenos montantes.


(5) Embora o escopo detalhado da auditoria concorrente possa ser determinado e aprovado pela ACB, certos itens mínimos de cobertura são fornecidos no Anexo II. Além do acima, os itens nos quais o RBI especificamente aconselhou os bancos a serem cobertos pela auditoria concorrente, também podem fazer parte da lista de verificação do auditor concorrente.


(D) Nomeação de Auditores e Prestação de Contas.


(i) A opção de considerar se a auditoria concorrente deve ser feita pelo próprio pessoal do banco ou por auditores externos (o que pode incluir pessoal reformado do seu próprio banco) é deixada ao critério de cada banco.


(ii) No caso de o banco contratar seus próprios funcionários, eles devem ser experientes, bem treinados e suficientemente sênior. O pessoal envolvido na auditoria concorrente deve ser independente da Filial, onde a auditoria concorrente é realizada.


(iii) A nomeação de uma firma de auditoria externa pode ser inicialmente de um ano e estendida por até três anos, após os quais um auditor pode ser transferido para outra filial, com desempenho satisfatório.


(iv) Se firmas externas são indicadas e quaisquer atos sérios de omissão ou comissão são notados em seu trabalho, suas nomeações podem ser canceladas e o fato pode ser relatado à RBI & amp; ICAI.


(E) Instalações para Auditoria Concorrente efetiva.


Foi representado que a auditoria concorrente não é frequentemente eficaz porque não estão disponíveis instalações adequadas em termos de espaço, disponibilidade de registos, etc. Para melhorar a eficácia da auditoria concorrente, sugere-se que -


(i) os bancos organizam um processo de familiarização inicial e periódico, tanto para o próprio pessoal do banco quando lhe é confiada a auditoria concorrente, como para os auditores externos designados para o efeito.


(ii) todas as orientações internas / circulares / referências importantes relevantes, bem como as circulares relevantes emitidas pelo RBI / SEBI e outros órgãos reguladores devem ser disponibilizadas aos auditores concorrentes numa base contínua.


(iii) quando o espaço adequado não estiver disponível, os auditores concorrentes podem iniciar o trabalho imediatamente após o fechamento do horário bancário.


(F) Remuneração.


Termos de nomeação das firmas externas de Revisores Oficiais de Contas para a auditoria concorrente e sua remuneração podem ser fixadas pelos bancos a seu critério. Diretrizes amplas devem ser enquadradas pela ACB para esse propósito. Pacotes adequados devem ser fixados pela gerência de cada banco em consulta com seu ACB, tendo em vista vários fatores como cobertura de áreas, qualidade do trabalho esperado, número de pessoas necessárias para o trabalho, número de horas a serem gastas no trabalho, etc. .


(G) Sistemas de Relatórios.


(i) O banco pode conceber um sistema de relatórios e periodicidade de vários itens da lista de verificação, conforme sua sensibilidade.


(ii) Pequenas irregularidades apontadas pelos auditores concorrentes devem ser retificadas no local. Graves irregularidades devem ser imediatamente comunicadas aos Escritórios de Controlo / Escritórios da Sede para acção imediata.


(iii) Deve haver relato por zona / área dos achados da auditoria concorrente ao ACB e uma avaliação / relatório anual do sistema de auditoria deve ser feita antes do ACB.


(iv) Sempre que transações fraudulentas forem detectadas, elas devem ser imediatamente informadas à Inspeção & amp; Departamento de Auditoria (Sede) como também ao Diretor de Vigilância, bem como aos Gerentes de Filial em questão (a menos que o gerente da filial esteja envolvido).


(v) Deve haver um relato adequado dos resultados dos auditores concorrentes. Para este propósito, cada banco deve preparar um formato estruturado. As principais deficiências / aberrações observadas durante a auditoria devem ser destacadas em uma nota especial e dadas imediatamente aos escritórios de controle da agência do banco. Uma revisão trimestral que contenha características importantes trazidas durante auditorias simultâneas deve ser feita antes do ACB.


(vi) A ação de acompanhamento dos relatórios de auditoria concomitantes deve receber alta prioridade pelo Departamento de Controle / Inspeção e Auditoria e retificação dos recursos realizados sem perda de tempo.


(vii) Os bancos são aconselhados a:


(1) revisar a seleção de auditores.


(2) iniciar e operar um sistema para avaliação do desempenho de auditores concorrentes.


(3) assegurar que o trabalho dos auditores concorrentes esteja devidamente documentado.


(4) ser responsável pelo acompanhamento dos relatórios de auditoria e da apresentação da revisão trimestral ao ACB.


Programa Mínimo de Auditoria para Sistema de Auditoria Concorrente em Bancos Comerciais.


Uma transação em dinheiro - Verificar.


(i) Surpreenda a verificação física do dinheiro na agência e no caixa eletrônico, juntamente com a guarda e custódia.


(ii) Transações diárias em dinheiro, particularmente quaisquer recibos anormais & amp; pagamentos.


(iii) Surpreenda a verificação de dinheiro por um diretor que não seja o custodiante conjunto.


(iv) contabilidade adequada e disponibilidade de cobertura de seguro para remessas de dinheiro para dentro e para fora.


(v) Contabilização das transações cambiais e atrasos / omissões no reporte ao RBI.


(vi) Relatório de Moeda Falsa.


(vii) Todas as transações em dinheiro de Rs. 10 lakh e acima relatado no CTR.


(viii) Que toda transação em dinheiro de Rs. 50.000 e acima invariavelmente indicam Pan No. / Formulário 60.


B Operações de compensação - Verificar.


(i) Reconciliação com a conta do banco na Câmara de Compensação e revisão de lançamentos antigos pendentes para reconciliação.


(ii) Desenhos permitidos contra instrumentos não apurados - sanção pela autoridade de controlo.


C Remessas / Contas por Coleta - Verificar.


(i) Remessa de fundos através de DDs / TTs / s / TC / NEFT / RTGS em qualquer outro modo em dinheiro que exceda o limite prescrito.


(ii) Os documentos de propriedade (recibos de caminhões, recibos ferroviários, etc.) obtidos em favor do banco e dos transportadores em questão constam da lista aprovada pela IBA.


(iii) Saldo pendente em DP e outras contas de trânsito pendentes de pagamento para além do período prescrito.


Depósitos D - Verificar.


(i) Aderência às diretrizes KYC / AML na abertura de novas contas e monitoramento de transações em tais contas.


(ii) Depósitos de longo prazo recebidos e reembolsados, incluindo a verificação do pagamento do depósito a prazo em dinheiro além do limite permitido.


(iii) Contas abertas e fechadas num curto espaço de tempo, ou seja, contas com mortalidade rápida.


(iv) Ativação e operações em contas inoperantes.


(v) transações com valor datado.


(vi) Liquidação de créditos de clientes falecidos e pagamento de TDRs contra recibos perdidos e obtenção de indenizações, etc. Para verificar o renascimento de contas e contas inativas com atividades mínimas.


(vii) Exame de múltiplos créditos para contas únicas.


Operações de Tesouraria - Verificar.


(i) Se a filial agiu dentro de instruções HO para compra e venda de valores mobiliários.


(ii) Confirmação periódica de contratos de derivativos com contrapartes.


(iii) Aderência às diretrizes regulatórias com relação aos negócios de Tesouraria / negócios estruturados.


(iv) Controles sobre modificação / cancelamento / cancelamento de ofertas, onde aplicável.


(v) Cancelamento de contratos a termo e repasse / recuperação de ganho / perda cambial.


(vi) Lacunas e OPL mantidos em diferentes moedas em relação ao limite prescrito para o mesmo.


(vii) A conciliação dos saldos das contas Nostro e Vostro em contas Nostro em diferentes moedas estrangeiras está dentro dos limites prescritos pelo banco.


(viii) Recolha de documentos subjacentes para Derivative & amp; Contratos a termo. Atrasos, se houver.


(ix) Ocorrências de reserva e cancelamento de contratos a termo com a mesma contraparte em um intervalo de alguns dias ou alguns dias.


(x) Amostra verificar algumas das ofertas e comentar sobre a exatidão do cálculo.


(xi) Checking of application money, reconciliation of SGL account, compliance to RBI norms.


(xii) Checking of custody of unused BR Forms & their utilization in terms of Master Circular on Prudential Norms on Classification, Valuation and Operations of Investment Portfolio by banks.


(xiii) To ensure that the treasury operations of the bank have been conducted in accordance with the instructions issued by the RBI from time to time.


F Loans & Advances-Verify.


(i) Report Bills/cheques purchased, if in the nature of accommodation bills.


(ii) Proper follow-up of overdue bills purchased/discounted/negotiated.


(iii) Fresh loans and advances (including staff advances) have been sanctioned properly and in accordance with delegated authority.


(iv) Reporting of instances of exceeding delegated powers to controlling/head office by the branch and have been confirmed or ratified by the competent authority.


(v) Securities and documents have been received as applicable to particular loan.


(vi) Securities have been properly charged/ registered and valued by competent person. Whether the same has been entered in the bank’s system.


(vii) All conditions of sanction have been complied with.


(viii) Master data relating to limit, rate of interest, EMI, moratorium period details have been correctly entered and updated/modified in the system.


(ix) Value dated entries passed in advances accounts.


(x) Post disbursement supervision and follow-up is proper, such as timely receipt of stock and book debt statements, QIS data, analysis of financial data submitted by borrower, verification of securities by third parties, renewal of limits, insurance, etc.


(xi) Whether there is any misutilisation of the loans and whether there are instances indicative of diversion of funds.


(xii) Compliance of prudential norms on income recognition, asset classification and provisioning pertaining to advances.


(xiii) whether monthly updating of drawing power in the computer system on the basis of stock statements/book debt statement/ other financial data received from the borrowers.


(xiv) Recovery in compromise cases is in accordance with the terms and conditions of the compromise agreement.


(xv) To check review and renewal of loans.


G LC/BG - Verify.


(i) LC/BG issued/amended as per the approved format/model guarantee prescribed and standard limitation clause incorporated. Whether counter indemnity obtained as prescribed.


(ii) Any deviation from the terms of sanction in regard to margin, security, purpose, period, beneficiary, collection of charges, commission/fee, etc.


(iii) Whether payment is made to the debit of party’s account on due date without creating overdraft/debiting suspense, in case of deferred payment guarantee.


H Foreign Exchange transactions-Verify.


(i) Recovery of charges as per HO Guidelines.


(ii) Packing credit released, whether backed by LC or confirmed export order.


(iii) Availability of ECGC cover and compliance with ECGC terms.


(iv) Submission of statutory returns on export/ import transactions, like BEF statements, XOS, write off of export bills, etc. Follow up of outstanding export bills and exchange control copy of bill of entry.


(v) Irregularities in opening of new accounts and operation in NRO, FCNR, NRE, EEFC, etc., and debits/credits entries permissible under the rules.


(vi) Whether operations in FCRA accounts are as permitted by MHA and FCRA guidelines.


(vii) Booking, utilization, extension and cancellation of forward contracts.


I House Keeping - Verify.


(i) Exceptional transaction reports are generated and verified by branch staff as prescribed.


(ii) Review of all balance sheet heads and outstanding entries in accounts, e. g., suspense, sundry and inter-bank accounts. Review of follow up of entries pending for reversal.


(iii) Scrutiny of daily vouchers with more emphasis on high value transaction including high value expenses and debit entries in Suspense account.


(iv) Debits in accounts where signatures are pending for scanning.


(v) Whether records related to KYC/vouchers and other critical areas are sent to specific places like archival center, record room as per stipulated periodicity.


(vi) Adherence to KYC/AML guidelines in opening fresh account and subsequent modifications of records and monitoring of transaction.


J Verification of Merchant Banking Business-Verify.


(i) Whether the instructions given by the controlling branch are properly followed where the branch acts as a collecting branch for issue business.


(ii) Whether daily collection position is advised to the controlling branch.


(iii) Whether recovery of the commission/fees and out of pocket expenses as agreed with the respective companies and whether the competent authority has duly authorized any waiver or reduction of such charges.


(iv) Whether the prescribed preventive vigilance measures are observed by the branch.


(v) Where data entry or data processing work is entrusted to outside agencies, the competent authority duly approves these and the prescribed stamped indemnity has been obtained from such agencies.


(vi) Whether dividend interest warrants/refund payment accounts of companies are funded prior to dispatch of the relative warrants by the companies and there is no misuse of the facility.


(vii) Whether Claims for reimbursement of amounts of paid warrants received from paying branches are processed and debited to the concerned company’s account promptly.


(viii) Whether charge on security has been created, wherever debenture trustee activity is undertaken by bank.


K Verification of Credit Card/Debit card – Verify.


(i) Application for the issue of credit card has been properly examined and record of issue of the same has been maintained.


(ii) Whether overdraft/debits arising out of the use of credit cards are promptly recovered and informed to higher authorities.


(iii) Whether undelivered credit cards are properly kept as security items and followed up with credit card department for further instructions.


(iv) Physical verification of ATM cards, debit cards, credit cards, passwords and PINS, control over issue & delivery, safe keeping and custody at all the locations. Report loss of any such items.


L Others – Verify.


(i) Compliance of provisions relating to Tax Deducted at Source, service tax, trade tax, other duties and taxes.


(ii) Physical verification of inventory, control over issue of inventory, safe keeping and custody of security forms. Report any loss of such items.


(iii) Physical verification of other deliverable items, control over issue, safe keeping and custody.


(iv) Physical verification of Gold coins, control over issue, safe keeping and custody. Checking of Gold sale transactions.


(v) Custody and movement of branch keys.


(vi) Locker keys and locker operations-linking of FDR as security for locker/operation of locker/inoperative lockers/ nomination/other issues.


(vii) Safe custody of branch documents like death claim cases, issuance of duplicate DD/PO/FDR, checking of indemnities, etc. and verification of documents executed during the period under audit.


(viii) Reporting of frauds.


Submission of Long Form Audit Report (LFAR) by Concurrent Auditors.


As per RBI/2014-15/626 DBS. CO. ARS. BC.8/08.91.001/2014-15 dated June 4, 2015.


In terms of enclosure 1 of RBI circular DBS. CO. PP. BC.11/11.01.005/2001-2002 dated April 17, 2002 all the banks were advised, inter alia, as under:


LFAR in respect of branch should be addressed by the branch auditors to the Chairman of the bank, concerned with a copy thereof to the Central Statutory Auditors.


2. The above matter has been examined in light of Para B (1) (ii) of Guidelines for Appointment of Statutory Auditors in Public Sector Banks hosted on RBI web site (at link rbi. in/scripts/bs_viewcontent. aspx? Id=946#AN2) which is reproduced below:


In respect of branches below the cut-off point, which are subject to concurrent audit by chartered accountants, henceforth, LFARs and other certifications done earlier by SBAs will now be submitted by the concurrent auditors and such branches may not generally be subject to statutory audit.


3. You are advised that henceforth Concurrent Auditors, who are chartered accountants, of branches below the cut-off point will submit LFAR only to the Chairman of the bank. The banks in turn will consolidate/compile all such LFARs submitted by the Concurrent Auditors and submit to Statutory Central Auditor as an internal document of the bank.


Concurrent Auditors to submit NPA review reports (Specimen of the Review Report)


As per RBI/2015-16/186- DBS. ARS. No. BC. 5/08.91.001/2015-16 Dated September 23, 2015.


Half yearly/Quarterly Review of Accounts of Public Sector Banks.


Please refer to our circulars DBS. ARS. No. BC.13/08.91.001/2000-01 dated May 17, 2001, DBS. ARS. No. BC. 4/08.91.001/2001-02 dated October 25, 2001 and DBS. ARS. No. BC.17/08.91.001/2002-03 dated June 5, 2003 on conduct of Half yearly/Quarterly Review of Accounts of Public Sector Banks.


2. It is clarified that Concurrent Auditors shall henceforth submit their NPA review reports to the banks and not to Statutory Central Auditors (SCAs) undertaking the half yearly/quarterly review. Concurrent Auditors will therefore give their opinion on NPA figures to the banks and not to the SCAs, who for audit purpose will treat the branches covered by Concurrent Auditors as unaudited branches [para I (ii) of Annexure III of circular dated May 17, 2001].


3. SCAs, as in the past, will continue to review top 20 branches for half yearly/quarterly reviews and take into account review reports of overseas branches of public sector banks audited by the respective statutory auditor. SCAs will necessarily cover advances adversely commented upon in the latest inspection report of RBI, special audit/special scrutiny, if any carried out by the bank, RBI or any other agency, so that all problem accounts are taken care of during half yearly/quarterly review.


4. The balance portion of stipulated 50% of advances and NPAs, to be covered for half yearly/quarterly review, will be reviewed by SCAs through Core Banking System of the banks and management inputs viz. internal inspection reports, review reports by concurrent auditors etc. made available to them by banks. Consequently, the format for “Specimen of the Review Report” to be submitted by SCAs is revised and enclosed as Annex II.


5. The other instructions, as amended from time to time, shall remain unchanged.


Specimen of the Review Report.


REVIEW REPORT TO.


We have reviewed the accompanying financial results of ABC bank for the period ended September 30 xxxx. These financial results are the responsibility of the Bank’s management and have been taken on record by the Board of Directors.


The financial results incorporate the relevant returns of___ (number) branches reviewed by us, ____ (number) foreign branches reviewed by other auditors specially appointed for this purpose and unreviewed returns in respect of ___ (number) branches. In the conduct of our review, we have taken note of the review reports in respect of non-performing assets submitted by the concurrent auditors of ___ branches to the bank management, inspection teams of the bank of _____ branches and other firms of auditors of _____ branches specifically appointed for this purpose. These review reports cover _____ per cent of the advances portfolio of the bank.


A review of Financial Results consists principally of applying analytical procedures to financial data and making enquiries of persons responsible for financial and accounting matters. It is substantially less in scope than an audit conducted in accordance with the generally accepted auditing standards, the objective of which is the expression of an opinion regarding the financial statements taken as a whole. Accordingly, we do not express an audit opinion.


Based on our review as aforesaid, nothing has come to our attention that causes us to believe that the accompanying statement of unaudited financial results prepared in accordance with accounting standards and the relevant prudential norms issued by the Reserve Bank of India in respect of income recognition, asset classification, provisioning and other related matters, (has not disclosed the information required to be disclosed in terms of clause 41 of the Listing Agreement including the manner in which it is to be disclosed or that it)* contains any material misstatements.


Signature (Name of the Partner)


Partner Chartered Accountants.


* Reference to this sentence be made only in case of banking companies required to make disclosures as per clause 41 of the Listing Agreement.

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